terça-feira, 2 de outubro de 2012

Culturalmente falando: Ubud

Ainda a recuperar da subida ao Gunung Rinjani, chego a Ubud, com imensas expectativas, pois é considerada o centro cultural da ilha de Bali e provavelmente de todo o país.
Enquanto caminho pela Monkey Street - uma das principais ruas de Ubud -, rapidamente percebo que a vila está inundada de turistas e com muito comércio que nada tem a ver com a verdadeira Indonésia.
Ocorreu-me nesse instante que Ubud fosse uma versão cultural de Kuta, para meu desespero!
A viagem ainda nao terminou mas Kuta já tem o titulo do local a evitar na Indonésia!
Faço o check-in no hotel e após descansar uns minutos resolvo dar um novo passeio pela vila agora sem mochilas ás costas e de forma mais descontraida. Não foi amor à primeira vista, mas foi à segunda!

Terracos de Arroz - Ubud
Saindo das principais artérias da vila, facilmente se percebe porque Ubud é considerada o centro cultural de Bali. É uma vila pitoresca repleta de museus, galerias de arte, artistas locais, bibliotecas, espectáculos de rua ao qual a espiritualidade e misticismo tão característico do hinduísmo confere uma áurea especial.
No que à arte diz respeito, apenas em Montmartre - Paris, me lembro de ver uma concentração tão elevada de artistas de rua. Passei horas a deambular pelas ruas de Ubud apenas a apreciar os seus trabalhos!
A cereja no topo do bolo são as tradicionais danças balinesas, mas sobre isso já falarei.
No dia seguinte acordo bem cedo, como sempre, e fotografo o nascer do sol fora da vila. No regresso faço um estimulante passeio pelos terraços de arroz que circundam Ubud - muito bonitos!
Durante o caminho fico á conversa com vários pintores que fui encontrando. Este percurso demora em média uma hora...eu demorei três! Fazem-se aqui autênticas obras de arte! Da vontade de comprar os quadros todos!
Nas ruas de Ubud
O detalhe, as cores e as técnicas utilizadas tem como resultado final obras de um valor inestimável...pelo menos para mim :-).
Á noite assisto finalmente ao meu primeiro espectáculo de danças tradicionais balinesas. Existe um considerável leque de opções e eu optei pela 'Kecak Fire and Transe Dance' e foi maravilhoso. A forma como as bailarinas movem os seus corpos juntamente com as suas expressões e olhares foi algo que me agradou imenso.
Completamente rendido a Ubud e a toda a cultura e espiritualidade balinesa, no dia seguinte nem pensei duas vezes e assisto a um novo espectáculo de dança e desta vez opto pela 'Legong Dance' que foi até ao momento o meu espectáculo de dança preferido. Nao quero ir embora sem ver a nao menos famosa 'Barong Dance'. Quem não conhece estas danças, recomendo vivamente a fazer uma pesquisa pelo youtube.
Ainda por estes dias, todo o mundo hindu em Bali celebrou a lua cheia. Assisti a algumas das celebrações e fiquei deveras impressionado com a quantidade de comida que é oferecida aos deuses. Por falar em comida, se nas ilhas que visitei a comida sempre me agradou imenso, em Bali a gastronomia é fabulosa e apresenta uma variedade de opções que só de olhar nos deixa com água na boca :-). Ate leitao ao estilo da bairrada e possivel aqui encontrar :-).
Legong Dance & Ramayana
Ainda sobre o efeito da lua cheia, visitei o famoso e impressionante Tanah Lot, um templo hindu  localizado no meio do mar...acordei ás cinco da manhã por forma a fotografa-lo ao nascer do sol.
Tanah Lot
Estes dias em Ubud ajudaram a mudar a minha opinião sobre Bali. Ainda que seja o local na Indonésia com maior concentração de turistas, isso só por si não pode servir como desculpa para não visitar esta ilha.
Amanhã sigo para Kuala Lumpur e digo adeus a este pais que simplesmente me encantou e deslumbrou. Uma vez na Malásia sigo directamente para Melaca e conhecer os descendentes da presença portuguesa na Malásia.

NL

Sem comentários:

Enviar um comentário