sábado, 29 de setembro de 2012

Gunung Rinjani: missão cumprida!

No meu último dia na ilha das Flores e quando me preparo para embarcar para Lombok, tenho uma agradável surpresa: encontro o meu amigo timorense que tinha conhecido uns dias antes em Labuang Bajo, no night market. Para minha surpresa descubro que ele é policia no aeroporto local e estivemos cerca de duas horas á conversa, o tempo de eu embarcar. Vou ter saudades deste miúdo :-(

                                                                                 Eu e o meu amigo timorense 
A minha ida a Lombok tinha um objectivo muito bem definido: subir os cerca de 3726 metros do Gunung Rinjani, o segundo maior vulcão da Indonésia, que tem algo muito peculiar!
O interior da cratera deste vulcão, além de água é possível encontrar um outro vulcão, o Gunung Baru! É o verdadeiro 2 em 1...impressionante :-)))
Uma vez no topo do Rinjani, é possível ver toda a ilha de Lombok, as 3 ilhas Gili e Bali, que dista a cerca de 25 km's de Lombok.


                                                                                           Cascata em Senaru

Esta aventura teria início na pequena aldeia de Senaru, a 600 metros de altitude, e iria demorar 3 dias...só de pensar já me sentia exausto!

Uma vez em Senaru, trato de arranjar hotel...e ups...mais uma aventura: depois de jantar, e no regresso ao hotel a porta não abre. Chamo o gerente, mas as suas tentativas de abrir a porta resultam em insucesso. Eram dez horas da noite quando ele resolve chamar um carpinteiro. Após várias tentativas tambem elas todas infrutiferas, o 'dito' carpinteiro não esteve pelos ajustes e arrancou a fechadura...finalmente podia entrar no meu quarto :-).


                                                                               Ups! Arrancaram a fechadura!
 

Acordo cedo e antes da partida avisto ao longe o topo do Rinjani e fico a sismar: como vou chegar ao topo em apenas 3 dias?!

A resposta veio passado alguns minutos!
No primeiro dia caminhei cerca de 8 horas sempre em ascensão. A noite foi passada num local a cerca de 2641 metros de altitude.
No segundo dia e após o nascer-do-sol, descida até ao lago da cratera do Rinjani, a 1700 metros de altitude, onde pelo caminho se tem uma vista deslumbrante sobre o vulcão mais pequeno, o Gunung Baru. Após o almoço, outras 5 horas novamente em ascensão até aos 3000 metros de altitude.



                                                                                         Gunung Rinjani
 
O terceiro e último dia é o mais difícil de todos: acordo ás duas da manhã, ás seis estou no topo a 3726 metros de altitude, regresso à base onde tinha pernoitado e depois volto a Senaru...dez horas no total a caminhar!
Nesta aventura estiveram sempre comigo a 'minha menina' e o tripé...que pesa uns três kilos!
Nunca mais esquecerei as palavras do meu amigo alemão Tino que no topo e completamente exausto exclama: Fucking Rinjani!

                                                                                Piscina de agua quente - Rinjani

Todas as caminhadas que tinha tido até aos dias de hoje na Serra da Estrela, na Serra do Açor, no Cabo da Roca ou até no Gerês, não são comparáveis a subir ao topo do Rinjani, dada a sua magnitude. Terminada esta aventura, fico com a sensação que a mesma é subestimada, tanto pelo turismo local como por quem a promove no estrangeiro. Durante o percurso cruzei-me com várias pessoas que de forma alguma deveria ser permitido, por motivos de segurança e do bem estar dos próprios, subir ao Rinjani.

Partilhada mais esta aventura é tempo de regressar a Bali, mais concretamente a Ubud.

                                                                                                      Bali

P.S.: Continuo a ter o meu guia Lonely Planet! :-)

Até ao próximo post!
NL

1 comentário:

  1. Fantástico!! Nem precisas correr uma maratona, só com estas horas de caminhada e km's percorridos já superaste esta meta. Grande abraço.

    ResponderEliminar