sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Labuang Bajo - No coracao do Parque Nacional de Komodo

Depois de em Bajawa ter visitado as tradicionais vilas e de ter mergulhado num local onde 2 rios convergem: um de agua fria e outro de agua quente, estava na hora de deixar esta pitoresca vila e rumar a Labuang Bajo.

 Aspecto exterior do mini-bus

 Um passageiro muito especial

Foram necessarias 10 extenuantes horas para finalmente chegar a esta vila pescatoria a beira mar plantada e que fica localizada mesmo no coracao do Parque Natural de Komodo.
Esta viagem teve a particularidade de ter uns passageiros muito especiais: alguns galos e galinhas que passaram grande parte do tempo a caraquejar. Foi tambem durante este percurso que assisti as primeiras chuvas...a epoca das moncoes esta a chegar.
Labuang Bajo e um local muito aprazivel onde a simpatia das pessoas e contagiante, alias, esse aspecto tem sido das coisas mais marcantes desta viagem e atrevo-me a dizer que de todos os paises que ja visitei, creio que aqui na Indonesia, foi onde encontrei as pessoas mais simpaticas.

Por-do-sol em Labuang Bajo
Ao meu segundo dia na vila arrependi-me profundamente de nunca ter seguido os conselhos do meu amigo Joaquim e de nunca ter tirado o curso de mergulho. O Parque Nacional de Komodo nao e so conhecido pelos dragoes, mas sobretudo por ser um local de eleicao para mergulho.
Fiz uma passeio pelo Parque Nacional que incluia 2 sessoes de snorkeling. A primeira vez que entrei dentro de agua senti-me dentro de um aquario, as cores do coral e a diversidade marinha e qualquer coisa dificil de explicar. Havia peixes de todas as cores e mais algumas. Os que mais captaram a minha atencao eram uns pequenos peixes azuis...mas um azul fluorescente. Nem quero imaginar se tivesse mesmo feito mergulho...
O segundo mergulho tinha por objectivo ver Mantas. Poucos minutos apos entrar dentro de agua uma enorme manta passa mesmo por debaixo de mim...que sensacao. Os movimentos delas debaixo de agua fazem lembrar os passaros a voar. Tive imensa sorte, pois normalmente ao fazer snorkeling nao se conseguem ver mantas...mais alguns minutos e ao longe ainda avistei mais algumas, mas nada comparado com a sensacao da primeira que vi.

 Nascer-do-sol em Labuang Bajo

Apos regressar a vila era hora de ir jantar ao mercado nocturno. O peixe aqui, tal como em Portugal, e fresco e bom. Experimentei comer Barracuda! Delicioso e muito bem temperado! Parecia que estava a comer um bife de carne!
O jantar de ontem teve um aspecto muito curioso, pois ao falar com um dos locais ele diz-me que e Timorense. Passamos mais de uma hora a conversar sobre a situacao de Timor e a sua relacao com Portugal. Entre outras coisas, fiquei a saber que o clube dele e o Benfica! :-)

Hoje embarco para a ilha Seraya onde irei passar provavelmente uma ou duas noites, antes de embarcar para Lombok.

Regards from Labuang Bajo!


1 comentário:

  1. A interculturalidade é sem dúvida das coisas melhores em viagem!! E os dragões??? Estou curiosa :)
    beijinhos

    ResponderEliminar