segunda-feira, 17 de setembro de 2012

De Bali a Bajawa, passando por o tejadilho de um mini-bus

Depois de mais uma noite em que acordo as 4 da manha, preparo a mochila para voar para Ende, Flores. Como ainda e muito cedo, vou ate ao centro de Kuta para beber um cafe. Ao entrar num dos cafes sento-me calmamente a beber o cafe, quando reparo que o relogio da parede marca 10.30 da manha e nao 9.30 como o meu telemovel. Ja estava a estranhar tudo estar a correr tao bem...tinha voo marcado para as 12 horas e ainda tinha de comprar o voo e fazer check-out do hotel. Apos uma enorme correria e um terrivel stress consigo chegar a horas de comprar o bilhete e assim apanhar o voo.
A meio do voo fico a saber que nao e um voo directo mas que iria fazer escala numa outra ilha que nao percebi o nome. 
Ao aterrar, toda a gente sai do aviao e eu sou o ultimo a sair. Uma vez na rua, apercebo-me que e um aeroporto demasiado pequeno e que faco eu? Tiro a maquina fotografica e comeco a tirar fotos ao aviao e a pista...ate que ao fim de algum tempo um seguranca disse muito educadamente que nao podia estar no meio da pista a tirar fotos, mesmo assim ainda lhe pedi que me tirasse uma fotos! :-)

Chego finalmente a Ende, Flores - Indonesia!

Ao sair do aeroporto apanho uma moto taxi para a estacao de autocarros, uma vez que tnha menos de uma hora para o ultimo autocarro que me levaria ate Moni...indicacao do guia Lonely Planet.
Uma vez na estacao de comboio, nao via viva alma! Eu a espera de encontrar a azafama normal de uma estacao de autocarros, mas estava tudo demasiado sossegado...
Desperto a atencao de uns miudos que vem ter comigo e questiono um deles sobre o proximo autocarro para Moni ao qual prontamente me responde: Today no more bus to Moni!
Eu tinha lido no guia Lonely Plantet que o ultimo era as 16...espero, espero e as 16.20, percebo que efectivamente nao vai mesmo haver mais nenhum autocarro. Penso para comigo: Vou ter de passar a noite em Ende, vou ver no guia um hotel...por falar em guia...tinha ficado no aeroporto. Em pouco mais de 5 dias perco 2 guias Lonely Planet...ate eu fico surpreendido comigo mesmo, mas pela negativa.

Fico sem saber o que fazer quando de repente um mini-bus para a minha frente completamente cheio. O motorista pergunta se vou para Moni digo que sim e ele diz-me: up to the roof!
Fiquei incredulo sem saber o que fazer e ele insiste: to the roof!
Quando dei por mim estava no tejadilho do mini-bus com mais 5 miudos que passaram o tempo inteiro a cantar musicas locais. Durante este percurso de 2 horas fiquei deslumbrado com a beleza da ilha assim como tambem ganhei uma dor de costas terrivel...surreal. Chego ao centro de Moni cheio de turistas...e eu em cima do tejadilho do mini-bus, tipo filme...risada geral e toda a gente me ficou a conhecer :-)

 No tejadilho do mini-bus

Na manha seguinte acordei cedo e assisti ao nascer-do-sol no Kelimutu, um vulcao constituido por 3 crateras, cada uma com a sua cor. Os locais tambem acreditam que apos a morte as suas almas vao para cada uma das crateras, consoante a idade: criancas, adultos e idosos.


  Bilhete de acesso ao Kelimutu

 Amanhecer no Kelimutu

Em Moni as pessoas sao muito alegres e simpaticas e imensa gente tem o cabelo tipo 'rasta' e adoram musica! Pessoas super muito divertidas e no bar local ainda tive de ensinar uma musica portuguesa.
Outro aspecto interessante desta ilha e o facto de toda a gente ser catolica e haver igrejas por todo o lado, bem como nos hoteis facilmente encontramos a biblia.  O cristianismo foi trazido por nos portugueses...o dono do hotel onde fiquei alojado disse que em Moni falavam dele por apenas ir 2 vezes por ano a igreja...levamos mesmo tudo do cristianismo para as Flores :-).

Depois de Moni dirigi-me para Bajawa que tem uma vista soberba, onde um enorme vulcao e uma especie de sentinela da cidade. 

Amanhecer em Bajawa

Amanha dirigo-me para Labuan Bajo...finalmente praia!

Ate ja!





3 comentários:

  1. Grandes aventuras :) Finalmente já se começam a vislumbrar fotos que nos irão de certeza encantar, ciuman (beijinhos)

    ResponderEliminar
  2. Ninguem te agarra, tens de levar uma mochila só para os guias lonely planet :)
    força ai nas fotos
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande Nuno! Fico feliz em saber que está porreiro e que já tens muitas aventuras para partilhar :)))

    Tudo a correr pelo melhor e não percas mais guias please!!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar